Foto: Marcos Oliveira (Divulgação)
Uma ação inédita de acessibilidade marca a programação cultural deste fim de semana em Santa Maria. Neste domingo, 7 de dezembro, o ator Felipe Martinez apresenta uma sessão totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do espetáculo Não é hora de apontar culpados. A apresentação ocorre no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 19h, com ingressos gratuitos distribuídos somente na hora do espetáculo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Diferentemente de outras iniciativas, esta sessão não contará com intérprete: toda a peça será interpretada diretamente em Libras pelo próprio ator. A ação é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do edital Artes e Economia Criativa (2024), da Secretaria da Cultura de Santa Maria.
Espetáculo-denúncia com olhar latino-americano
Com discursos decoloniais, Não é hora de apontar culpadosdenuncia violências e abusos historicamente sofridos pelos povos latino-americanos desde a invasão europeia até os dias atuais. O enredo parte da reflexão de que “a colonização não acabou, hoje ela tem slogan e logomarca”. Em cena, personagens latino-americanos vivem situações que evidenciam desigualdades sociais e econômicas entre países considerados desenvolvidos e aqueles pejorativamente chamados de “terceiro mundo”.
O Rio Grande do Sul também ganha destaque na narrativa, com referências a episódios recentes que reforçam a crítica do espetáculo, como o resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão e os impactos sociais e econômicos das enchentes.
Histórico e prêmios
A peça estreou no dia 28 de maio, em Portugal, integrando a programação do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (Fita). No Brasil, subiu ao palco no XXXII Festivale, em Rolante, onde rendeu a Felipe Martinez o prêmio de Melhor Ator Adulto, além de quatro indicações em outras categorias. Agora, chega à Santa Maria para sua primeira apresentação na cidade.
La Cría: criação e inclusão
O espetáculo é a primeira obra cênica do La Cría – Laboratório de Criação Cênica, projeto criado por Martinez em 2023. A iniciativa busca ampliar a diversidade de públicos e artistas, democratizando o acesso às artes cênicas por meio de pesquisa, formação, divulgação e ações de acessibilidade.
Programe-se
- Quando: Domingo, 7 de dezembro, às 19h
- Onde: Espaço Cultural Victorio Faccin, Rua Duque de Caxias, 380 - Bairro Rosário
- Ingressos: Gratuitos, distribuídos no local antes do espetáculo