Espaço Cultural Victorio Faccin terá espetáculo totalmente em Libras neste domingo em Santa Maria

Espaço Cultural Victorio Faccin terá espetáculo totalmente em Libras neste domingo em Santa Maria

Foto: Marcos Oliveira (Divulgação)

Uma ação inédita de acessibilidade marca a programação cultural deste fim de semana em Santa Maria. Neste domingo, 7 de dezembro, o ator Felipe Martinez apresenta uma sessão totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do espetáculo Não é hora de apontar culpados. A apresentação ocorre no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 19h, com ingressos gratuitos distribuídos somente na hora do espetáculo.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Diferentemente de outras iniciativas, esta sessão não contará com intérprete: toda a peça será interpretada diretamente em Libras pelo próprio ator. A ação é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do edital Artes e Economia Criativa (2024), da Secretaria da Cultura de Santa Maria.


Espetáculo-denúncia com olhar latino-americano

Com discursos decoloniais, Não é hora de apontar culpadosdenuncia violências e abusos historicamente sofridos pelos povos latino-americanos desde a invasão europeia até os dias atuais. O enredo parte da reflexão de que “a colonização não acabou, hoje ela tem slogan e logomarca”. Em cena, personagens latino-americanos vivem situações que evidenciam desigualdades sociais e econômicas entre países considerados desenvolvidos e aqueles pejorativamente chamados de “terceiro mundo”.


O Rio Grande do Sul também ganha destaque na narrativa, com referências a episódios recentes que reforçam a crítica do espetáculo, como o resgate de trabalhadores em condições análogas à escravidão e os impactos sociais e econômicos das enchentes.


Histórico e prêmios

A peça estreou no dia 28 de maio, em Portugal, integrando a programação do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (Fita). No Brasil, subiu ao palco no XXXII Festivale, em Rolante, onde rendeu a Felipe Martinez o prêmio de Melhor Ator Adulto, além de quatro indicações em outras categorias. Agora, chega à Santa Maria para sua primeira apresentação na cidade.

La Cría: criação e inclusão

O espetáculo é a primeira obra cênica do La Cría – Laboratório de Criação Cênica, projeto criado por Martinez em 2023. A iniciativa busca ampliar a diversidade de públicos e artistas, democratizando o acesso às artes cênicas por meio de pesquisa, formação, divulgação e ações de acessibilidade.


Programe-se 

  • ​Quando: Domingo, 7 de dezembro, às 19h
  • Onde: Espaço Cultural Victorio Faccin, Rua Duque de Caxias, 380 - Bairro Rosário
  • Ingressos: Gratuitos, distribuídos no local antes do espetáculo



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo “Por Amor y Libertad” será apresentado nesta quinta no Theatro Treze de Maio Anterior

Espetáculo “Por Amor y Libertad” será apresentado nesta quinta no Theatro Treze de Maio

Músico nativista Nilton Ferreira recebe Troféu Jayme Caetano Braun em Porto Alegre Próximo

Músico nativista Nilton Ferreira recebe Troféu Jayme Caetano Braun em Porto Alegre

Cultura